Os postos de trabalho têm-se adaptado para responder às variações psicofisiológicas das pessoas e à diferente natureza da atividade de trabalho. Atualmente, é necessário dar atenção à composição dos ecossistemas de trabalho que exigem boas condições para todos os trabalhadores que estão grande parte do seu tempo sentados e que estão muitas horas, por dia, a olhar para um monitor de computador.
A movimentação manual de cargas constitui uma das causas de muitas lesões dorso lombares e de perturbações músculo-esqueléticas que são um dos principais problemas causados pelo trabalho. O seu aparecimento revela uma inadequação entre as exigências profissionais e as capacidades funcionais dos trabalhadores.
As Medidas de Autoproteção consistem em procedimentos de organização e gestão da segurança e têm duas finalidades principais: a garantia da manutenção das condições de segurança definidas no projeto e a garantia de uma estrutura mínima de resposta a emergências.
A Segurança no Trabalho consiste num conjunto de métodos que visam controlar os riscos associados ao local de trabalho e ao processo produtivo, ao nível dos equipamentos, matérias primas ou ambiente de trabalho. O objetivo principal da ST é a prevenção de acidentes de trabalho.
Em qualquer profissão, a segurança deve ser encarada de forma séria e responsável. Os equipamentos de proteção individual (EPI) constituem um ativo de defesa extremamente importante. As leis de trabalho exigem que todos os trabalhadores usem EPI’s adequados para combater os riscos específicos de cada local de trabalho.
30 anos a cuidar de pessoas | 2023 SEPRI Group. Todos os direitos reservados.